[Ubuntu-BR] Problemas de instalação/particionamento

Daniel Petrini d.pensator em gmail.com
Segunda Dezembro 19 13:59:59 UTC 2005

Olá,

Estou com problemas de instalação mas acredito que não é relacionado
diretamente ao Ubuntu.

Após instalar XP (#@) sobre w2000 num micro com 4 particoes, sendo uma
delas windows, outra Linux (ext3) e outras 2 de dados apenas (FAT32) o
dito SO remodelou a tabela de particoes de uma tal maneira que o
instalador do Ubuntu, e do Debian e do Fedora (disk druid) (!) nao
conseguem mas ver as 4 particoes apesar delas existirem de alguma
maneira pois as enxergo no windows (inclusive a particao Linux com
exploreext2fs).

AO bootar o CD de instalacao do Ubuntu em modo rescue posso ver as
particoes com fdisk mas já o comando sfdisk diz que tem problemas no
particionamento e eles nao serao vistos pelo fdisk(!). Posso tambem
montar e entrar com chroot na particao Linux via rescue disk.

Porém os instaladores  mostram o HD inteiro como se nao tivesse
nenhuma particao.

O que me parece é que o windosxp altera a tabela de particoes de uma
maneira diferente de padroes de modo que os instaladores nao entendem
e para instalar Linux aparentemente corro risco de perder tudo que
esta no HD.

Por isso venho perguntar a essa lista se alguem teve problema parecido
e pode ajudar.
Nao tive escolha em instalar o sistema operacional que causou isso e
no momento nao tenho como fazer backup de 30GB para poder prosseguir
com a instalcao do Ubuntu.

Alguem pode ajudar?

Daniel