[Ubuntu-BR] Ubuntu Desktop News - Traduzido

Og Maciel og.maciel em gmail.com
Quinta Dezembro 15 22:23:22 UTC 2005

Oi,

Achei que seria uma boa tentar traduzir a primeira ediçao do Ubuntu Desktop
News para a nossa lingua.  Sei que tem bastante gente que sabe ler em inglês
mas... abaixo segue a minha tradução "nas coxas" para os Tupiniquins!  ;)

Og

Ubuntu Desktop News - Primeira Edição!

Senhoras e Senhores, bom-vindo à primeira edição de UDN, a Ubuntu Desktop
News.  UDN será publicado aleatoriamente de vez em quando, mas se tudo for
bem, haverá uma nova edição à cada duas semanas.

Por favor note que não há nenhum formato definitivo para UDN e que *você*
pode mudá-lo e fazê-lo melhor.  Como o desktop do Ubuntu.

Nesta edição:
 * GConf deve ser mais rápido do que sempre
 * Menu simplificado para o usuário
 * Como instalar um arquivo .deb?  Clique-duplo nele!
 * Todas suas traduções são nos pertencem
 * Diálogo novo do logout
 * O que há de novo no desktop dapper?
 * Luz ... no rhythmbox
 * Entrevista com um herói do desktop
 * Amavel tarefas para amantes do desktop
 * Reuniões da equipe Desktop Team
 * Dias do Abraço (Hug Days)
 * Sobre a equipe Desktop Team

GConf deve ser mais rápido do que sempre

Em um desenvolvimento surpreendente, Sébastien uploaded um GConf novo com
diretórios fundidos [1].  Nós poderíamos explicar o que é, o que isto muda,
por que isto é bom e porque você sempre o quiz, mas não, detalhes técnicos
são super chatos, não?  Ok, também haveriam alguns erros em nossa descrição
já que nós ainda não tivemos o tempo para o olhar nos detalhes; -)  Mas o
que é importante é que isto deve melhorar consideravelmente o desempenho,
especialmente o tempo do início de uma sessão.  Você não vê como a equipe
Desktop Team o ama? :-)

[1]
http://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-desktop/2005-November/000020.html

Menu simplificado para o usuário
================================
Logo após a conferência Ubuntu Below Zero, decisões foram tomadas para
tentar fazer os menus ainda mais fáceis de usar para os usuários.  Martin,
Michael et Sébastien trabalharam em esconder as ferramentas da administração
para os usuários que não podem usá-las (e o update-notificador também foi
escondido para estes usuários) [2].  Além disso Sébastien e outros packagers
identificaram todos os ítens de menu que não são tão usados frequentemente e
os esconderam de forma padrão. [3].    Aqueles ítens podem naturalmente ser
novamente visualizados usando o editor do menu.

[2] https://wiki.ubuntu.com/HideAdminToolsToUsers
[3] https://wiki.ubuntu.com/MenusRevisited

Como instalar um arquivo .deb?  Clique-duplo nele!
você acabou de abaixar um arquivo .deb da net e você deseja instalá-lo.
Como se faz isso?  Simplesmente clique 2 vezes (clique duplo) nele!  Com
gdebi [4], você pode fazê-lo sem pensar sobre todas as dependências:  tudo
funcionará sem problemas, como ilustrado neste screenshot [5].  Após 4
minutos de reflexão, seu autor, Michael, disse-nos que o "gdebi mudará a
maneira que seu computador funciona".

[4] http://packages.ubuntu.com/dapper/admin/gdebi
[5] http://people.ubuntu.com/~mvo/gdebi/gdebi-3.png

Todas suas traduções são nos pertencem
======================================
Martin e Zygmunt fizeram as mudanças requeridas para ter as traduções dos
arquivos .desktop (os arquivos usados para descrever os ítens de menus) nos
pacotes de linguagem (language packs) [6].   Esta mudança permitirá os
tradutores a atualizar as traduções destes arquivos em Rosetta, e tornará o
update das traduções mais fácil.

[6] https://wiki.ubuntu.com/LangpacksDesktopfiles

Diálogo novo do logout
======================
Manu começou a trabalhar em um novo diálogo de logout [7].  Este diálogo
será mais bonito do que qualquer coisa que existe no universo.  Ok, talvez
não tão bonito, mas você entendeu a idéia.  Permitirá o usuário de logout,
trocar de usuário, reiniciar/sleep/hibernar/desligar o computador com um
simples clique.  Um "Caramba, que troço mais maneiro" screenshot está
disponível para sua babação [8].

[7]
http://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-desktop/2005-December/000056.html
[8] http://www.manucornet.net/GNOME/logout_dialog/Capture.png

O que há de novo no desktop dapper?
===================================
Com o upload do GNOME 2.13.3, muita coisa maneira foi parar no Dapper.
Talvez uma da inovações mais prometedoras é a integração de busca no
nautilus: simplesmente pressione CTRL + F em uma janela do Nautilus e sinta
todo o "amor" dos mantenedores do Nautilus.  Você poderá pegar mais
informações sobre isto em uma entrada do blog de Alex Larsson [9].

Algumas outras inovações ainda frescas do GNOME 2.13.3 incluem:  um codebase
novo do Gedit que o permitirá editar fàcilmente arquivos remotos, um pouco
de "amor" na reorganização de abas do gnome-terminal (para todos os amantes
de terminal ;-)) e muito trabalho na área de desempenho (olhe a versão nova
do pango!) o qual deve fazer seu desktop sentir muito mais leve!

GStreamer 0.10 foi lançado no começo dezembro [10] e nós não conseguimos
resistir:  já está disponível em Dapper [11], e assim você já pode começar a
brincar com ele.  Mais e mais aplicações irão usá-lo no futuro próximo!

Um bom  pacote novo é nautilus-actions [12]:  faz possível executar
programas fàcilmente em arquivos selecionados no nautilus.  Experiemente e
prometo que você vai amá-lo.

E se você sentia que era difícil emitir arquivos com bluetooth, simplesmente
tene a última versão do nautilus-sendto [13] o qual agora suporta
transferência de arquivos do bluetooth.

[9] http://blogs.gnome.org/view/alexl/2005/12/07/0
[10] http://gstreamer.freedesktop.org/documentation/gstreamer010.html
[11] http://packages.ubuntu.com/dapper/source/gstreamer0.10
[12] http://packages.ubuntu.com/dapper/gnome/nautilus-actions
[13] http://packages.ubuntu.com/dapper/gnome/nautilus-sendto

Luz ... no rhythmbox
====================
Rhythmbox é um reprodutor de música do GNOME.  Ele o permite organizar e
escutar toda sua música com uma interface agradável e fácil de se usar.  O
desenvolvimento está muito ativo mais uma vez, e nos últimos lançamentos já
podemos encontrar algumas inovações interessantes:

 * suporte de podcast
 * suporte audio cd
 * suporte ao ipod
 * suporte de DAAP (desabilitado agora no dapper, mas será habilitado em
breve!):  isto o permitirá compartilhar sua música na rede
 * suporte para queimar CD
 * edição de etiquetas (tag) para alguns formatos
 * e naturalmente, muitos reparos de erros (bugs)

Você pode testá-lo instalando o pacote do rhythmbox [14].

[14] http://packages.ubuntu.com/dapper/gnome/rhythmbox

Entrevista com um herói do desktop
==================================
Sébastien Bacher é provavelmente mais conhecido em Ubuntu como o cara maluco
que pode empacotar todos os módulos de GNOME mais rápido do que você pode
ler esta sentença.  Ele ajudou (e ainda ajuda) a empacotar o GNOME para
Debian antes de juntar-se ao Ubuntu e fazendo alguns fatos heróicos que até
hoje aterrorizam criançinhas, como empacotar GNOME 2.8.0 em menos de dois
dias para a primeira visualização pública do Ubuntu.  Vamos falar um
bocadinho com este cara francês.

UDN:  Quando nós olhamos seu trabalho, às vezes nos perguntamos como você
pode fazer tudo isto.  O que você come cada manhã?
Sébastien Bacher:  Depende do dia, mas um café prá me acordar com certeza!
Geralmente pão/manteiga/geleia ou alguns biscoitos quando estou com preguiça
:)

UDN:  Agora sério, pode você nos dar um sumário de suas atividades no
Ubuntu?
SB:  Algumas pessoas me chamam "sebuild", sou como que um "atualizador
serial" :).  Piadas a parte, meu trabalho principal é atualizar pacotes do
GNOME todas as vezes que upstream lança um novo tarball e lidar bugs que
recebemos sobre os pacotes do GNOME (a maioria do material do desktop).
Daniel (dholbach) está trabalhando nisto comigo agora há alguns meses.  Eu
também corrijo alguns bugs and programo quando não estou atrazado com meus
pacotes e no bugzilla.

UDN:  Alguns de nós sabem que você torce para o FC Metz (uma equipe francesa
do futebol).  Por que tal absurdo?  Tipo, por que você suporta uma equipe
que não pode ganhar? :-)
SB:  Que tipo de insinuação é essa?  Eles ganharam um jog por 2 - 0 este ano
:p

UDN:  Você ainda está trabalhando no Debian.  É necessário muita organização
para fazer o trabalho de Ubuntu e de Debian?  Ou é algum tipo de trabalho
sincronizado na maioria das vezes?
SB:  O problema não é realmente a organização mas sim trabalhar em 2 coisas
diferentes quando se pode somente usar uma de cada vez.  Eu tendo a tentar
empurrar os reparos upstream porque é o lugar onde faz sentido; o trabalho
entre os distros é basicamente de sincronização.

UDN:  Você não fêz um vôo padrão para ir à Ubuntu Below Zero:  você voou no
Cannonical One.  Como foi voar no jet do Mark?
SB:  Foi realmente uma grande experiência!  Você deveria tentar um dia se
tiver a oportunidade um dia;)

UDN:  Como você pensa que a comunidade Ubuntu *deveria* ser?  Há algunma
coisa que você gostaria de ver melhorada?  Ou coisas que você gostaria de
permanecer o mesmo?
SB:  Eu provavelmente não sou a melhor pessoa para perguntar isso, eu tendo
a estar completamente ocupado e eu não olho realmente os usuários
canais/forums/listas.  Eu tenho lido muitos bons comentários, e eu estou
bastante impressionado como os membros do Ubuntu-fr são ativos (lista,
forum, website, wiki, traduções no rosetta, eventos, associações...) e o
número de pessoas visitando o local, inscritos na lista ou a equipe de
tradução.

A comunidade de usuário é grande mas eu não seria contra ter alguns
contribuinte novos para as tarefas das distribuições (fora das traduções), a
equipe desktop por exemplo.  Ter um grupo forte de pessoas para fazer
anuncios, marketing, etc para eventos seria bom também.

UDN:  É o marrom sua cor favorita?
SB:  Não. (eu uso o padrão clearlooks e não o tema do ubuntu)

UDN:  O que você planeja fazer no futuro próximo no desktop do Ubuntu?
SB:  Você pode ler os planos para dapper no wiki, especialmente
DapperDesktopPlan.  Basicamente algumas lustradas no desktop atual, mudanças
nao revolucionárias desde que o objetivo do Dapper é ser super estável :)

UDN:  Diga-nos um pouco sobre Moselle, onde você vive.
SB:  Que posso dizer.  Para começar, não é na Alemanha mesmo se parece ser
uma piada popular em sua área :)  O tempo é continental clássico, você pode
discutir se é agradável ou não mas eu gosto... e nós temos uma grande equipe
de futebol por perto, o FcMetz, você não pode ter tudo, pode? :)

UDN:  Muito obrigado, Sébastien.  Continue com o grande trabalho!

Amavel tarefas para amantes do desktop
======================================
Amavel tarefas (love tasks) são algumas das coisas que nós gostaríamos de
ver no desktop do Ubuntu.  Algumas das tarefas podem ser difíceis de
executar, outras podem ser fáceis.  Tente terminá-las e se você tiver
algumas dificuldades, basta perguntar: todos na equipe desktop estarão
felizes em te  ajudar.

Para esta primeira edição, nós selecionamos uma tarefa de código e duas
tarefas de empacotar para serem implemtadas.  Este é um bom primeiro passo
para juntar-se ao Desktop Team!  Se você estiver interessado em
completá-las, simplesmente envie um email para ubuntu-desktop at ubuntu.com

1. O gtk fileselector dever apontar para "Documentos" por padrão
 = > o comportamento mudou com GTK 2.8.7, e 001_fs_documents.patch necessita
ser atualizado.

2. o pacote GShow TV
 = > o pacote http://staff.akumiitti.fi/~pvakevai/gshowtv/

3. o pacote Gnomolicious
 = > http://www.nongnu.org/gnomolicious/

Reuniões da equipe Desktop Team
===============================
A primeira reunião da equipe Desktop Team ocorreu em novembro 25.  Daniel
enviou algumas notas sobre isto [15].  A conclusão principal foi que a
equipe necessita mais organização, mais publicidade e mais informação em o
que nós fazemos e em como é feito.  Adivinha o que?  Um do objetivo de UDN é
ajudar com isto :-)

A próxima reunião será realizada na sexta-feira dezembro 16 às 16:00 UTC, em
#ubuntu-meeting.

[15]
http://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-desktop/2005-November/000025.html

Dias do Abraço (Hug Days)
=========================
Todo dia é um dia de abraçar.  Mas há os dias especiais do abraço que também
são dias do bug (erro).  Algumas pessoas também dizem que tod dia é um dia
do erro.  E então, logicamente, cada dia é um dia do abraço e um dia do
erro.  Bem.  Isso é verdade.  Mas há certos dias especiais.  Ok, talvez isto
não ficou bem explicado?  Vamos começar outra vez com uma introdução real.

Os dias do abraço são os dias do erro do Ubuntu [16].  Nós não sabemos ao
certos se outras pessoas fora da equipe desktop também se referem a eles
como dias do abraço.  Em todo o caso, se você tiver algum tempo livre, você
pode fazer uma diferença organizando alguns erros.  Não é difícil e qualquer
um com um browser pode fazê-lo.  E advinha o que:  você poderá  encontrar-se
com muitos dos membros da equipe Desktop Team.  É realmente uma boa forma de
contribuir.

O próximo dia do abraço acontecerá nesta quarta-feira dezembro 21, em
#ubuntu-bugs.

[16] http://wiki.ubuntu.com/UbuntuBugDay

Sobre a equipe Desktop Team
===========================
Para mais informação sobre a equipe desktop, veja:
  https://wiki.ubuntu.com/DesktopTeam

Todos são naturalmente convidados a juntar à equipe:
  https://wiki.ubuntu.com/DesktopTeam/GettingStarted

Se você quiser enviar alguma notícia para a próxima edição de UDN, por favor
envie um email para a lista ubuntu-desktop:

Vincent

--
"The surest sign that intelligent life exists elsewhere in the universe is
that it has never tried to contact us." Calvin and Hobbes (Bill Watterson)

Og B. Maciel

.NET / Oracle Developer by day
Linux Evangelist by night

Linux Registered User 286200