[Ubuntu-BR] Talvez um OT: Dúvidas sobre GPL em sistemas embarcados

Magno K. Nardin magno.nardin em bol.com.br
Sexta Dezembro 9 18:37:44 UTC 2005

Em Sex, 2005-12-09 às 10:04 -0400, Andre Cavalcante escreveu:
> Só uma coisa sobre o que o Magno falou (em baixo do texto em vermelho) [Por
> favor use HTML para ler estes textos porque já tem muitas idas e vindas dos
> textos...]

Desculpe, mas, uso apenas texto plano em minhas mensagens porque tem
lista que não aceita html. Agora, pode ficar à vontade e editar as
mensagens para que fiquem mais claras.

> A de convir comigo que não é  algo comum, mesmo para um produto que permite
> tal coisa!

Você tem razão :)

> Esse é o problema: eu quero vender o hardware (design, ferramental etc) e
> ter patente e tudo mais sobre isso.

Sem problema.

> O firmware pensei em utilizar open
> source (ffmpeg, o qual é licenciado sobre GPL V2 e posteriores) e uCLinux
> (licenciado sob GPL V2). Haverá, é claro, muito mais software envolvido,
> desenvolvido por nós (talvez possa ser licenciado sob GPL, mas por enquanto
> será proprietário). Uma vez feito o desenvolvimento, haverá um firmware que
> será um produto derivado (com certeza) e então ele deverá ser licenciado
> como GPL V2.

Sim.

> O ambiente de desenvolvimento será um kit de desenvolvimento
> (este sim com flash). Disponibilizar as ferramentas é fácil: o compilador
> será o GCC e o bootloader está disponível no site do fabricante da
> plataforma de desenvolvimento. Não dá para disponibilizar o kit em si,
> porque ele não é nosso (vamos comprá-lo).

Realmente. Você não pode dispor de algo que não é seu.

> Disponibilizar o software final:
> os fontes para o código GPL e mesmo os binários para o código proprietário
> também não apresenta problemas.

Ótimo.

> A dúvida é: posso fazer isso: misturar
> código GPL e código proprietário num mesmo produto, vender o produto e
> disponibilizar somente o software GPL sobre GPL?

Pode. O que você não pode fazer é o contrário. Não disponibilizar código
linkado em uma biblioteca GPL, mesmo que seja por link dinâmico. Agora,
imagine um código que você escreveu no Delphi. O código é seu, se você
quiser você disponibiliza de graça, sob a GPL etc.

Não entendi o trecho "desenvolva a sua plataforma hardware". Você quis
dizer desenvolva uma ferramenta para programar neste equipamento
(hardware)? Se for isso e o produto for bom, com certeza, vocês criarão
uma comunidade em torno dele. Se a intenção é usar o uCLinux, mesmo que
venha com programas proprietários, haverá um interesse inicial, pelo
menos, pela comunidade Linux.

Falando nisso, EMHO, acho que esse foi um dos grandes erros da Palm. Se
o Palm OS tivesse o seu código aberto, hoje eles ainda seriam senhores
absolutos do mercado. Afinal o grande negócio deles é vender o hardware.
--
Magno K - LinUser # 142.324