Re: [Ubuntu-BR] Talvez um OT: Dúvidas sobre GPL em sistemas embarcados

Fabio A Mazzarino fabio.mazzarino em gmail.com
Quarta Dezembro 7 00:53:23 UTC 2005

 Pessoal:

 Eu estive pesquisando um pouco mais. E achei mais informações numa
lista de discussões legais dos GNU Monks.

 Aqui tem uma opinião parecida com a minha:
 http://lists.gnumonks.org/pipermail/legal/2005-August/000423.html

 Enquanto isso aqui tem uma outra opinião:
 http://lists.gnumonks.org/pipermail/legal/2005-August/000425.html

 Note que nem mm os GNU Monks chegam a um acordo.

 Eu recomendo que a empresa considere duas opções.

 Opção 1.
 O custo de colocar uma forma de atualizar o firmware seja muito alto,
e aumente o preço do projeto a níveis proibitivos. Assim para evitar
de perder o projeto ignora-se a possibilidade de problemas e
arrisca-se não colocando uma funcionalidade que pode causar problemas
no futuro.

 Opção 2:
 Considerando que a possibilidade de se atualizar o firmware é um
diferencial comercial e tecnológico, não custa nada disponibilizar
meios para que o próprio usuário atualize o firmware com código dele
próprio.

 Eu acho mais viável a opção 2, e vejo 4 principais motivos para isso:

 1. Se for um produto de tecnologia, a possibilidade de se modificar o
SO embarcado pode atrair muitos tecnófilos e entusiastas do Software
Livre.

 2. A possibilidade de se atualizar o firmware pode ser transformado
em um diferencial comercial e tecnológico.

 3. Existe a possibilidade de se formar uma comunidade em torno do
desenvolvimento de modificações para o firmware.

 4. Acréscimo na segurança do produto devido a patches enviado por usuários.

 E por aí vai.

 Fabio.