[Ubuntu-BR] Talvez um OT: Dúvidas sobre GPL em sistemas embarcados

Magno K. Nardin magno.nardin em bol.com.br
Terça Dezembro 6 20:44:51 UTC 2005

Em Ter, 2005-12-06 às 15:14 -0400, Andre Cavalcante escreveu:

> [...]

Eu também (=o}

> Acho uma licença muito interessante. É

> Não é o caso, o produto será um produto de prateleira vendido para o público
> em geral (pelo menos essa é a espectativa)

Deve disponibilizar o código para os consumidores, "pelo menos".

> Esse é um problema real, eu já estou em confidencialidade, por isso não
> posso dar muitos detalhes...

Ok! Mas quando o produto estiver sendo vendido nos avise.

> que é uma obra derivada

Concordo.

> para quem comprar o produto.

Concordo...

> Isso não haveria problema, poderíamos disponibilizar o software como GPL no
> site de uma fundação.

Ou no site da própria empresa. Tanto faz.

> quaisquer meios necessários.

> Aí não entendi? Não vi nada na GPL que me obrigue a colocar mais hardware,
> ou seja, mais custo, apenas para poder fazer um upgrade de software. Não se
> trata de software para PC, esse é o problema. O produto, uma vez vendido,
> assim estará até ser descartado pelo usuário, mesmo que um bug seja
> encontrado.

Como você vai "embarcar" o software? Da mesma forma, o comprador poderá
acessar o dispositivo para modificá-lo.

> Você já atualizou o firmware do seu celular, por exemplo?

Sim, já. Há algum tempo um modelo antigo da Motorola começou a não
funcionar sem razão aparente. Levei em uma dessas lojas autorizadas e a
vendedora atualizou o firmware na hora, resolvendo o problema.

> revender, atualizações do software embarcado, ele vai estar dentro do
> direito dele.

Sob a GPL, com certeza.

> Entendo perfeitamente isso em termos de software, mas não do produto em si
> (o produto final) que tem trabalho não só em software, mas também de design,
> marca etc.

É claro que um defeito do projeto do hardware vai ser muito difícil de
arrumar e isso tem pouco a ver com o software. Por exemplo, eu tenho um
Palm IIIe guardado aqui que já rodou o uCLinux. Depois de algum tempo,
uns hackers descobriram que o hardware tinha um "vasamento" que acaba
com as pilhas mesmo ele estando no berço, ligado na energia. Era um
defeito no projeto original. Vai ficar assim para sempre, claro. Não há
software que de jeito nisso.

> O que é de se esperar é que alguém goste do nosso trabalho, desenvolva a sua
> plataforma hardware e aperfeiçoe o código, mas em um trabalho futuro e não
> no produto atual.

Esse é o sentido da coisa :)
--
Magno K - LinUser # 142.324