[Ubuntu-BR] Talvez um OT: Dúvidas sobre GPL em sistemas embarcados

Paulino Michelazzo listas em michelazzo.com.br
Terça Dezembro 6 20:40:46 UTC 2005

> Se o usuário final for fazer um novo desenolvimento, vai usar as mesmas
> ferramentas que nós, ou seja, um kit de desenvolvimento da plataforma e
> software GPL: gcc para compilar, linux como sistema anfitrião etc. etc.,
> possivelmente com a nossa contribuição (ffmpeg portada para esta plataforma)
> disponibilizada no site - é isso que queremos, em princípio, mas não no
> produto final.

Então tá lindo :)

> Isso que cê colocou é um pouco forçado. Há hardwares que não permitem
> mudança. Exemplo, e este é o caso: o binário vai estar colocado em uma prom,
> por motivo de custo, portanto não há como atualizar o sistema em campo, a
> menos que coloquemos uma flash (maior custo). Se esta cláusa for restitiva,
> ou seja, eu TENHO que disponibilizar um meio de o usuário final (não vejo
> quem faria isso,mas...) poder atualizar o software (binário) aí posso estar
> dando adeus à GPL.

sim, mas você não pode fazer o que uma empresa filha de uma puta de SP
está fazendo. Usa a mesma desculpa para fechar o código e não
disponibiliza o fonte. Ai vai acontecer o que está acontecendo com eles,
vamos para o pau.

> Nada. É conversando que agente se entende (depois de muita discussão!!!!)

Sinceramente, procure advogados especializados no assunto. No Brasil
indico o pessoal da KCP. Eles trabalham junto com Ronaldo Lemos da UFRJ
e que cuida da CC Brasil, dentre outras.

O site é http://www.kcp.com.br/

Abs

Paulino Michelazzo
http://www.michelazzo.com.br