Re: [Ubuntu-BR] Talvez um OT: Dúvidas sobre GPL em sistemas embarcados

Terça Dezembro 6 20:26:25 UTC 2005

Eu tenho alguns comentários e continuo com algumas dúvidas... Em vermelho
sob os tópicos do Fábio.

Em 06/12/05, Fabio A Mazzarino <fabio.mazzarino em gmail.com> escreveu:

> - Qto a necessidade de se haver maneiras de se modificar compilar e
> executar o código GPL em sistemas embarcados.
>
> A GPL tem a seguinte cláusula, ítem 3:
>
> "O código-fonte de um trabalho corresponde à forma de trabalho
> preferida para se fazer modificações."
>
> Essa cláusula garante que qualquer usuário poderá efetuar modificações.
>
> Ou seja, se for um binário executável deve incluir os scripts de
> compilação e instalação. Não basta liberar o código fonte, deve tb
> haver alguma forma de se gerar o binário executável.

Se o usuário final for fazer um novo desenolvimento, vai usar as mesmas
ferramentas que nós, ou seja, um kit de desenvolvimento da plataforma e
software GPL: gcc para compilar, linux como sistema anfitrião etc. etc.,
possivelmente com a nossa contribuição (ffmpeg portada para esta plataforma)
disponibilizada no site - é isso que queremos, em princípio, mas não no
produto final.

No caso de sistema embarcado, deve incluir o código fonte e uma
> maneira de se recompilar e fazer upload do novo binário. Não há nada
> especificado sobre ferramentas de hardware e software necessários, mas
> isso deve ser possível ser feito pelos usuários do sistema.
>
> Sem essa cláusula os direitos de modificação ficam nulos.
> Considerando que o software está preso dentro do dispositivo, e que
> não há como modificá-lo, ou testar novas versões, o direito não pode
> ser exercido.

Isso que cê colocou é um pouco forçado. Há hardwares que não permitem
mudança. Exemplo, e este é o caso: o binário vai estar colocado em uma prom,
por motivo de custo, portanto não há como atualizar o sistema em campo, a
menos que coloquemos uma flash (maior custo). Se esta cláusa for restitiva,
ou seja, eu TENHO que disponibilizar um meio de o usuário final (não vejo
quem faria isso,mas...) poder atualizar o software (binário) aí posso estar
dando adeus à GPL.

A própria LGPL tb prevê situações parecidas, afirmando que deve ser
> dado ao usuário o direito de utilizar uma versão mais recente do
> código LGPL, e para isso devem ser dados meios para efetuar uma nova
> linkagem.

- Qto a questão do produto/software ser GPL.

> Eu me confundi todo na hora de me expressar. GPL é pra software, e
> não pra hardware. Foi mal.
>
> Fabio

Nada. É conversando que agente se entende (depois de muita discussão!!!!)