Re: [Ubuntu-BR] Talvez um OT: Dúvidas sobre GPL em sistemas embarcados

Fabio A Mazzarino fabio.mazzarino em gmail.com
Terça Dezembro 6 19:51:40 UTC 2005

 Qto as modificações do produto final.

 Já comentei que acabei misturando os termos ao me expressar no primeiro email.

 Então vou tentar esclarecer oq não ficou claro com relação ao direito
do usuário modificar o software embarcado no produto.

 Exemplo:
 Vc está vendendo o produtoX que utiliza software embarcado GPL (o
hardware não é GPL, o software embarcado sim).

 Qq usuário que adiquirir o produto, e por conseqüência o software
embarcado, tem direito a fazer modificações nesse software em
conformidade com a GPL.

 Se um usuário fizer uma modificação no software embarcado e modificar
as funcionalidades do software embarcado ele tem o direito sim de
vender ou distribuir as modificações.

 E mais, ele também tem o direito de comprar o seu hardware e revender
com as modificações do sistema embarcado que ele fez. Uma vez comprado
o hardware ele faz do hardware oq bem entender.

 Assim teremos o ProdutoX, e um carinha vendendo um patch de segurança
pro ProdutoX. E a empresa detentora da marca do ProdutoX não vai poder
fazer muita coisa senão pedir com que ele pare de usar a marca
ProdutoX, mas não pode evitar que ele pare de distribuir o software
modificado.

 Fabio