Re: [Ubuntu-BR] Talvez um OT: Dúvidas sobre GPL em sistemas embarcados

Marcelo Mendes marcelomendes em gmail.com
Terça Dezembro 6 14:27:22 UTC 2005

On 12/6/05, Andre Cavalcante <andre.d.cavalcante em gmail.com> wrote:
> Caríssimos,
>
> Estou desenvolvendo um sistema baseado em um microcontrolador o qual
> possui port do Linux (uCLinux para ser mais exato). Estamos em fase de
> definição e, coberto por um monte de documentos de confidencialidade
> não posso abrir muitos detalhes. A dúvida é o seguinte:
> Como estamos desenvolvendo em um sistema embarcado, com ceteza vamos
> mexer nos fontes e recompilá-los, para aproveitar o hardware que
> temos, o que caracteriza que o sistema é derivado. A GPL exige que
> sistemas derivados mantenham a licença GPL e portanto sejam abertos.
> [...]

Se o sistema for distribuído, os fontes *tem* que ser disponibilizados
de alguma maneira, isso não significa que você tenha que arcar com
essa distribuição, você não tem que "fisicamente" distribuir os
fontes, mas ao menos deixá-los disponíveis de alguma maneira, como em
um site por exemplo:

veja esta questão do GPL FAQ :

"A GPL não obriga você a distribuir sua versão modificada. Você é
livre para fazer as suas modificações e utiliza-las de forma privada,
sem nunca disponibiliza-las.

Mas se você disponibilizar a versão modificada para o público de
qualquer forma, a GPL requer que você torne o código fonte disponível
para os usuários, sob os termos da GPL.

Portanto, a GPL dá permissão para se disponibilizar o programa
modificado de algumas formas, mas não de outras formas; mas a decisão
disponibilizar ou não o programa depende de você. "

O FAQ completo em português se encontra aqui:
http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.pt.html

E uma tradução *não oficial* da GPL em português aqui:
http://www.magnux.org/doc/GPL-pt_BR.txt

Abraço.
--
Marcelo Mendes