[Ubuntu-BR] Fwd: Sem DMA no DVD RW...

Saul Lima saul.lima em gmail.com
Segunda Agosto 22 23:31:30 UTC 2005

Gente, o problema é mais sério do que parece.... Andei lendo em uns foruns
em inglês e me parece que se trata de um bug no Ubuntu com o meu chipset
VIA. Pelo que entendi, como tenho um HD serial ATA instalado, por algum
motivo ele acaba carregando um driver ide genérico que não permite acesso
DMA aos dispositivos ligados à interface ide. Mesmo inserindo esses campos
no HDPARM, na inicialização me é retornada uma mensagem dizendo que a
operação não é permitida. Alguém que tenha um AMD64 com HD Serial ATA e
DVDRW ide já passou por isso e consegiu resolver? Do jeito que está,
simplesmente não tem como assistir DVD no Ubuntu...