[Ubuntu-BR] Usando webcam no Ubuntu... como fazer?

Roberto Mello rmello em fslc.usu.edu
Sábado Agosto 13 17:33:00 UTC 2005

On Fri, Aug 12, 2005 at 11:02:29PM -0300, RC Lages wrote:
> Localizei algumas páginas sobre isso e cheguei a compilar o módulo
> OV511[1][11] para o kernel[2] que uso no Ubuntu.

Eu ja' tentei usar esse modulo com uma outra webcam que tenho aqui. Se me
lembro bem, ele ainda estava em desenvolvimento.

> O problema agora parece ser que o /dev/video0 não monta de forma alguma.

Se estiveres usando udev, /dev/video0 seria criado por ele. Nao tem como
montar o /dev/video0 por que nao e' um dispositivo de bloco.

Quando conectas a camera -- depois de ter carregado o modulo -- o que
aparece no /var/log/syslog?

> Mesmo criando-o[3] ele é perdido no reboot.

Por que a arvore do /dev e' criada dinamicamento pelo udev no kernel 2.6.

> Como dito antes, o BR-Linux.org[4] acusou a compatibilidade dessa webcam
> com o Debian.

Numa mensagem anterior, tu disseste que a tua webcam e' a Creative Webcam
Go Plus. Nao vejo essa webcam listada na pagina do br-linux.org que
citaste. Tem "webcam go" e "webcam plus". Talvez o chipset nao seja
suportado.

A id do dispositivo e' 041e:4005 (041e sendo Creative), e nao vejo 4005
listado como conhecido na lista
(http://alpha.dyndns.org/ov511/cameras.html#chipsets).

> O múdulo foi carregado[16] manualmente e estou agora asim:
>
> neomatrix em ubuntu:/$ lsmod | grep ov
> ov511                  99456  0
> videodev                9792  1 ov511
> v4l2_common             5664  1 ov511
> i2c_core               22320  3 ov511,i2c_ali1535,i2c_ali15x3
> usbcore               119000  8
> ov511,usbhid,usblp,usb_storage,ehci_hcd,uhci_hcd
>
> Será que falta algo?

Hmmm, nao estou na minha maquina que tem placa de captura de video, mas
talvez esteja faltando algum modulo do V4L.

http://www.stillhq.com/linux/ov511/ indica que houveram mudancas recentes
no driver (2.6.11 e .12). Que kernel tu tens?

> Baixei o camstream (0.26.3-7) e o xawtv (3.94-1ubuntu1) e ao executá-los
> tenho isto:

E' por que o dispositivo do V4l nao esta' sendo reconhecido. Mande a saida
do syslog.

-Roberto

--
It said "Insert disk #3", but only 2 will fit!