[Ubuntu-BR] Usando webcam no Ubuntu... como fazer?

marcelomendes em debian-am.org marcelomendes em debian-am.org
Sábado Agosto 13 02:01:20 UTC 2005

> Amigos,
>
> Estou com dificuldades para usar minha webcam no Ubuntu 5.04 pois ele não
> reconhece mesmo que o comando lsusb a acuse:
>
> neomatrix em ubuntu:/$ lsusb
> Bus 003 Device 001: ID 0000:0000
> Bus 002 Device 005: ID 041e:4005 Creative Technology, Ltd <<<<<<<<<<<<
> Bus 002 Device 003: ID 1241:1111 Belkin (?) Mouse
> Bus 002 Device 001: ID 0000:0000
> Bus 001 Device 003: ID 03f0:2911 Hewlett-Packard
> Bus 001 Device 001: ID 0000:0000
> neomatrix em ubuntu:/$
>
> Como fazer para o GnomeMeeting consiga usá-la? Ela é uma Creative WebCam
> [...]

Basicamente você vai pegar essa numeração 041e:4005 que corresponde ao ID
do chip da sua webcam, e partir dele pegar buscar o driver pra sua camera.
instalá-lo e pronto, basta subir o módulo com modprobe que se tudo tiver
corrido bem sua webcam vai estar funcionando.

Há um grande possibilidade de seu driver estar aqui:
http://alpha.dyndns.org/ov511/cameras.html

caso não esteja procure o que tiver a numeração mais próximo da sua, com
um pouco de sorte irá funcionar.

Abraço.