[Ubuntu-BR] Scrips de montagem automática que me deixam louco

Paulino Michelazzo listas em michelazzo.com.br
Terça Abril 12 18:40:10 UTC 2005

> Olá Paulino, já enfrentei problemas desse tipo com meu joystick, placa
> de vídeo nvidia e outros no Debian, e depois de pesquisar a respeito
> descobri que quem controla esse tipo de especificação de permissões de
> uso é o udev. O arquivo de configuração de permissões é o seguinte:
>
> /etc/udev/permissions.d/udev.permissions
>
> Abra-o em algum editor de texto e modifique a linha que contém as
> especificações para sd[a-z] (linha 104 do meu udev.permissions) e
> altere as permissões lá contidas. Espero que funcione!

Sim, achei isso no meu notebook da seguinte forma:

sd[a-z]:root:disk:0660

Que faço? Como coloco eu ali?

Outra coisa: consegui dar um chmod 777 no pen drive e copiei o perfil do mozilla para o mesmo.
Criei um link para o perfil com ln -s pen/.mozilla e dei um 777 nele também. Quando vou acessar o
firefox, ele abre aquela janela de selecioanr perfil e diz que o perfil que eu copiei para o pen
não pode ser usado pois está em uso por outro processo. Quando eu copio de volta para o disco, vai
tudo 100%

O meu objetivo final é o seguinte: preciso colocar no pen drive os dados do evolution, do mozilla
e dados da empresa que, depois de estarem ok estes perfis, serem acessados somente via
criptografia.

Enfim, quem puder dar um help, o software livre brasileiro agradeçe para que não vazem infos
confidenciais e também para que possamos fazer um tutorial sobre o assunto.

Mais uma coisa: não sei a que ponto cada um de vocês está no projeto do Ubuntu, mas tenhoque
agradecer muito à todos. Uma distro que simplesmente me surpreendeu!

Abraços